sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Primeiros dias (primeira semana)


Depois de uma semana em Braga vamos começar.

Saí de Uberlândia dia 13/09/2012 com a missão a (quase) um ano de experiências em outra cidade, estado, país, continente. Com muito vontade de fazer tudo dar certo!

 Autor: HélioVL


O meu voo de Uberlândia para São Paulo - Guarulhos foi tranquilo e nenhum dos 16 (acho, não contei apesar da chamada que um dos meninos fez para nos arrebanhar no aeroporto) se manifestou. Mas chegando em São Paulo as apresentações tiveram início. Conhecida as pessoas, com malas em punho mentira todos usaram carrinhos partimos para Congonhas em um ônibus (transfer) da Gol. Já no aeroporto internacional nos reunimos e fomos procurar onde fazer o check-in (pensem em um lugar grande e cheio de gente, então, é lá), que demorou um bocado. Quando chegou a minha vez fui confirmar se minha refeição estava marcada como vegetariana e para minha surpresa não estava, porém a atendente me disse que tentaria acrescentar uma de última hora. Saí de lá um pouco chateada pensando no que iria comer, mas pensei: ah, compro um pão de queijo e bebo meu toddynho (oi mãe). Assim que saí de lá comprei um cartão e liguei para casa e de lá minha mãe ligou na cia de viagem que por sua vez entraram em contato com a Ibéria e informaram que estava sim incluso. Fiquei tranquila quanto a isso (por enquanto).
Deveríamos estar na sala de embarque a 11:30 e eram 11:00 e não tinha achado nenhum lugar para almoçar. Andei no aeroporto a procura de um lugar para comer, no caminho tinha uma loja (que depois descobri que tinha da mesma franquia na sala de embarque) de conveniência e comprei um travesseiro de pescoço por R$ 48,00 com tecnologia da NASA (a vá), andando mais um pouco achei a Pizza Hut, lá comprei para viagem um combo de: 2 fatias de pizza, uma porção de batata de carinha, uma sobremesa de Twix e um copo de Pepsi por algo em torno de R$ 30,00. Pedi para viagem e fui procurar um banco, pois queria depositar os reais que estava trazendo e não me serviriam aqui. Achei um Santander, porém era só realizava saque, deixei pra lá. Corri da asa C para a asa A e comi perto da sala de embarque, enchi só com as batatas de carinhas, porém achei que não poderia passar com a comida pela ANVISA e comi um bom pedaço da pizza (adiantando só não se passa com líquido e inflamáveis, com comida é tranquilo).
Fui passar pela Anvisa, tive que jogar o desodorante e o toddynho fora (adeus plano de tomar toddynho), pois o máximo permitido de ml's em voo internacional é de 100ml. Entrei na sala, encontrei a galera e ficamos esperando 2 hrs o voo, comi minha sobremesa nesse tempo, o embarque constantemente mudava de portão de embarque e nos seguíamos até que enfim se decidiram por um e fomos de ônibus para o avião, que é muuuuuuuuuuuuuuuito grande e legal. São 3 fileira com 8 poltronas, duas poltronas de cada lado das janelas e quatro meio. Meu assento era o 20L, quando entrei na nave (rs) pensei peguei janela (iei), quando me sentei vi que era no rumo da asa, aí lembrei que o Dyego falou para eu pedir janela sem ser na asa, mas na afobação nem me lembrei disso. A única vantagem (ou não) era ser perto do banheiro.
Tivemos todas as instruções de procedimentos de segurança feitos por animação nas televisões espalhadas nas fileiras de poltronas. Meu companheiro de assento foi uma espanhola muito tranquila que não tentou puxar assunto comigo (ufa, pq meu humor estava dando cambalhotas de sociabilidade -sarcasmo). Quando foi a hora de servi a refeição a comissária de bordo (tb espanhola) me perguntou se queria frango ou massa, falei que era vegetariana e ela buscou uma folha com todas as pessoas que tinham solicitado refeições especiais (vegetarianos, diabéticos, alérgicos, etc) e meu nome não estava lá, fiquei sem saber o que fazer, só tinha um pedaço de pizza, ela me disse que poderia comer a massa que não tinha nem um tipo de carne. Comi com certa insegurança, porém estava uma delícia, ravióli de queijo com molho de ervas, além disso tinha: pão, em uma vasilhinha separada uma salada com camarão com o que parecia ser quinoa e bolo de chocolate de sobremesa. Comi e fui terminar de ler meu livro. Assim que terminei comecei o que vocês me deram de 'presente de despedida' totalmente imposto por mim, diga-se de passagem, vi que seria um livro alegre e triste. Parei de ler e fui dar um cochilo, assim que acordei vi que passava MIB 3, como queria fui ao banheiro (para isso, seu coleguinha de assento tem que levantar). Mais tarde passou Valente, como só tinha a opção de áudio em inglês ou espanhol, escolhi inglês e percebi que consigo entender inglês com sotaque, assisti também em inglês O que esperar quando se está esperando, e foi bem legalzinho, o Rodrigo Santoro está no filme fazendo papel de marido da Jennifer Lopez, dois artistas e tanto hein?!? (sarcasmo). Ri muito com o Chris Rock (o verdadeiro, da série Todo mundo odeia o Chris).
Ficamos muito tempo na escala em Barcelona (que me falaram depois que foi de 3 hrs, mas não sei se confere), não podíamos sair da nave, aproveitei para andar um pouco, e evitar a tão temida, por minha mãe, embolia. Saímos de Barcelona e fomos para Madrid fazer conexão. Nem sei o que aconteceu nessa parte da viagem, pois dormi o tempo todo, dormi tanto que a aeromoça teve que me acordar na hora de pousar.
Se em Sampa achava o aeroporto grande, enlouqueci em Madrid, muito grande mesmo. Uma estrutura muito moderna e bonita. Saímos de onde desembarcamos e passamos pela imigração, o funcionário nem olhou na minha cara e carimbou meu passaporte :) . Para sair de onde estávamos tivemos que pegar um metro (muito louco) dentro do aeroporto. Enquanto não divulgavam onde seria o portão de embarque encontramos e comemos no Mc Donalds, comi panqueca com calda de chocolate (a mesma do sorvete) e um copo grande de coca, € 4.90 no total. No aeroporto encontramos uma espécie de cabine com pc, € 1.00 10 minutos de internet. Conexão super lenta, deu somente para mandar um recado no face, falando que cheguei bem e que entraria em contato em Braga. Aqui despedimos de alguns que iriam para outros lugares e em  Porto despediríamos do restante.
Quando seguimos para o avião que nos levaria a porto meu queixo caiu. Avião muito pequenino, aqueles que não precisam de escada externa, a escada é na porta da aeronave e tem só duas fileiras com duas poltronas de cada lado. Peguei janela de novo, porém um senhor pediu para trocar de lugar comigo para que pudesse sentar ao lado a esposa. Fiquei sem graça de falar não.
Chegamos em porto, esperamos as malas, não faltou a de ninguém, fomos pegar o ônibus com destino a Braga (GetBus € 8.00), porém só tinha 5 lugares e éramos 6 pessoas. E o outro só passaria as 15:30 (era 12:30). Decidimos ir de métro/comboio, achei que seria fácil, mas com duas malas foi bem difícil. Atravessamos o aeroporto pela passagem subterrânea, que leva até os trilhos do métro, de lá fomos para Campanhã um bairro afastado do centro da cidade, cerca de 40 min, pagamos € 2.30. Chegando lá compramos o ticket para o Comboio (espécie de metrô), € 3.50. Tivemos que esperam uns 40 min pelo transporte. Demoramos 1 hr para chegar na estação ferroviária de Braga, chegamos as 15:40, bem antes do que se tivéssemos esperado o GetBus.
Nesse comboio aconteceu uma coisa muito engraçada, alguma portuguesa tinha o toque de uma música de axé. Deu crise de riso em todos nós.
Para chegar no hostel, pegamos 2 táxis, 3 pessoas em cada um, pagamos no total € 1.60 pelas malas e € 5.00 pelo taxímetro, em cada taxi.
Chegamos no hostel que fica na rua ao lado do alojamento. O hostel na verdade é uma igreja na frente e creche no fundo, uma bagunça, mas mt arrumadinho. € 10.00 pra cada. Na sexta chegamos e fomos comer no Minho Center, tipo uma galeria com um hipermercado. Comemos, voltamos e fomos conhecer o Rick, onde ando comendo muito o prato do dia a € 3.50, com direito a gelado (sorvete) e refri.


O quarto que eu dormi.

Amanda me lembrei de você, essa foto é de uma portinha no hostel, tipo do filme AP3.


Sábado (15/09) acordamos por volta do 12:00 entramos no alojamento e fomos almoçar no Rick onde conhecemos muitos outros brasileiros, um italiano, um espanhol e um cabo verdiano que já mora aqui a muito tempo. Terminamos de almoçar fomos ao centro, conhecer um pouco da cidade.
Fizemos o mesmo no Domingo (16/09), com a minha colega de quarto e o amigo dela.

O alojamento é rodeado por ciganos, que segundo algumas pessoas, foram colocadas aqui pelo governo com um acordo: eles não podem mexer com os Erasmus, que é como é chamado os intercambistas aqui.


  
 No sábado houve manifestações políticas, mas tudo muito pacífico e tranquilo. Só chamavam uns aos outros de ladrões.


Fonte na praça principal da cidade

 Avenida liberdade, onde fica o SEF, umas lojas de Chig Ling e uns bares/cafés.

Um jardim no centro, muito lindo mesmo. Ainda não sei o nome.

Prefeitura de Braga
 

 Entrada da UMinho


Na segunda (17/09) de manhã fomos conhecer a UMinho, que é muito grande e tem muitas escadas.
A tarde eu e mais 3 brasileiras fomos ao Serviço de Estrangeiro e Fronteiras (SEF) para que pudéssemos regularizar nossa vivência aqui (pois tinham nos falado que teríamos 3 dias uteis para fazer isso, se não teríamos de pagar uma multa #bullshit, qq dia dentro dos 120 dias ta valendo) depois de intermináveis filas, taxas pagas, relações de documentos e instruções de como agendar a reunião para levar os documentos, saímos e compramos coisas para casa. Arrumei todas as minhas coisas nesse dia, foi aí que percebi que trouxe muita coisa e pouca roupa.
Na noite de segunda teve uma festa de integração caloiros (como é chamado bixo aqui) e veteranos, chamada Arraial Azeiteiro, com músicas brega, mas aqui toca muita música brasileira.

Na terça (18/09) teve a reunião com explicações de como é a jornada de Eramus na faculdade. Todos comeram na cantina da universidade, que só serve comida vegetariana se pedida no dia anterior, custa € 2.45 refeição completa, se comprado o ticket individual, e a € 2.35 cada bloco com 10. O ticket pra refeição individual pode ser usado qq dia, o vegetariano é para os dias certos. Não comeu aquele dia perdeu o ticket. A tarde eles tentaram fazer uma brincadeira onde teríamos que andar a universidade toda colocando o nome dos blocos em um mapa que foi entregue as grupos, formados com 9 pessoas que tinha o crachá com o mesmo número do seu, no meu grupo tinha 4 brasileiros, 2 tchecos, 1 italiana, 1 tailandesa (cujo nome se pronuncia uai) e 1 espanhol. Porém eles nos deram um kit que tinha um mapa de toda a UMinho, como bons brasileiros copiamos direto do mapa. haha

Na quarta (19/09) de manhã fomos ao hipermercado e compramos, comida para micro-ondas. A tarde fomos ao shopping Braga Parque, que acho que é o maior por aqui. Onde tem a Primark, Zara e outras lojas. Comprei algumas coisas bem legais (depois tiro foto).

Quinta (20/09) lavei roupa de manhã, fui em uma reunião para tirar dúvidas a respeito do alojamento e da grade horária, voltei e fomos socializar no Rick.

Hoje (Sexta 21/09) acordei as 10hrs tomei café da manhã, e estou escrevendo, reescrevendo e me amaldiçoando por não ter feito isso antes, pq ficou muito grande. A tarde, as 16:00 tenho reunião com o coordenador do curso que explicará sobre o mesmo.

Amanhã estamos combinando de ir conhecer porto e/ou ir na praia. Mãe me lembrei que não trouxe nada relacionado a isso.

Promessa é dívida. Vou fazer um resumo 2 vezes na semana contando como estão as coisas por aqui. Acho que quinta e segunda. (acho)


Amo todos. Saudades eternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sempre :)