quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Resumo #3 02/10

Resumo de sábado (29/09) até terça (02/10).

Final de semana agitado em Porto.
Combinamos de encontrar (os 13 brasileiro, 1 polones e 1 italiano) em frente ao alojamento as 8 da manhã de sábado pois sabiamos que como bons brasileiros ninguém estaria lá esse horário para que pudessemos pegar o métro das 9 e 50 (acho, não me lembro mais). Para chegar a Porto pegamos o métro na estação do centro e andamos 2 paradas, descemos e pegamos o Comboio até o final da linha, que demora cerca de 1 hr, paramos na estação, que fica 2 quarteirões do Hostel que ficamos hospedado (que sorte porque o hostel fica no meio do caminho de um morro), na troca de métro para Comboio encontramos, uma amiga de uma brasileira do grupo e os meninos de Guimarães (de Uberlândia) e seus amigos gringos, totalizando assim uma gangue de 20 pessoas. O Hostel é um amor, muito arrumado, limpo, com cozinha e área de convívio social com churrasqueira, mesas, rede e poltronas, tudo ao ar livre. Fizemos o check-in e deu precisamente € 13.72 para cada um. Pela qualidade do Hostel achei justo o preço.

Colocado as coisas no quarto fomos conhecer a cidade, andamos igual condenados, atravessamos o rio Douro, passando pelo trilho do métro, que tem um 'acostamento' para pedestre. O que é super normal pra eles e eu fiquei de cara é como niguem assusta quando o trem passe e olha que ele passa pertinho da pessoa. Observação, Porto tem o mesmo estilo morro que BH, muito morro rsrsrs, e desse trilho/ponte que falei dá para ver quase toda a cidade e seus morros. de lá fomos procurar um lugar para comer.
Andamos e passamos por vários lugares legais pra almoçar, mas como estava tudo com um preço meio salgadinho andamos até que ninguém aguentava mais e comemos em um lugar onde a dona faria um preço especial para a gente € 5.00 por pessoa, somente a refeição e uma água. Para quem come carne tinha 3 opções: sardinha assada com batata, robalo e bacalhau, nos dividimos em dois grupos, um ficou dentro do restaurante no segundo andar (que depois eles nos falaram que não tinha janela e cheirava a peixe hahaha) e o outro (o qual eu estava) ficou sentado de fora. Nesse grupo que eu estava, todos menos eu e a Josy pediram a famosa sardinha frita, quando chegou foi a maior decepção para eles, veio 2 sardinhas para cada em uma bandeija com uma dúzia de batatas e muito azeite, detalhe a sardinha tinha cabeça e muito espinha, além de cheirar muito forte. Eu pedi salada com batata frita (que fiquei com medo de ter sido frita no óleo da sardinha, acabando com o suspense, não foi frita no mesmo óleo) e a Josy pediu o mesmo que eu mais arroz. Todo mundo ficou invejando a minha salada (que muitas vezes é motivo de piada por parte deles o fato de Portugal não ser um país muito propício ao vegetarianismo), o que me revoltou foi que para todos sem exceção (que no meu caso deveria ser diferenciado) o pagamento de € 5.00 pelo naco de comida que foi servido. Além de tudo a mulher que atendeu a gente era super estupida e estava com o avental sujo, ela mandou os meninos calarem a boca, como se fosse natural falar isso para clientes (acho que ela estava honrando os portugueses que são pessoas frias e grossas de natureza). Caímos em uma cilada de turista, serviu  de aprendizado que as vezes mesmo pagando mais a qualidade pode ser melhor.
Saindo de lá fomos comer um corneto (€ 1.25, que a meu ver é de graça hahahah) e andar pelo centro de Porto, ou seja, tivemos que subir toda a ladeira que tinhamos descido. Andamos por vários pontos turisticos, passamos por uma feira de coisas usadas (e que um dos gringos que estavam com a gente falou que provavelmente era 'stolen things' - coisas roubadas), e entramos em uma livraria que é famosa por ser o local onde foi gravada uma das cenas do terceiro filme do Harry Potter. Voltando para o Hostel passamos por um lugar onde teria uma apresentação cultural, tinha um cara testando o som e adivinhem?!? era nordestino (ou como diz a Tamires, nortistinha), rimos muito disso. Voltamos ao hostel e como todos queriam visitar uma vinicula conversamos com a recepcionista do hostel que nos indicou uma vinicula que tinha um contrato com eles, onde pagariamos € 2.00 cada com direito a degustação e 8 garrafas de vinho do Porto. Isso era 5:00hr da tarde. Descemos o morro e fomos para a vinicula, que ficava além do restaurante 'fino' que almoçamos, e subimos uma subida em espiral que jurei nunca mais ter que subir. Chegamos lá as 6:30hr e a última visita era as 5:30hr, ficamos putos porque a mulher do Hostel nos garantiu que daria certo. Voltamos pra tras e dessa vez eu, a Josy e mais 3 meninas da gangue subimos de bondinho, o que foi incrivel porque o sol estava se pondo e a paisagem foi incrivel. Encontramos o uma parte do pessoal lá em cima e esperamos para ver o restante do por do sol. Quando chegamos ao Hostel a outra parte da turma já tinha pego o dinheiro de volta e ido comprar lanches no supermercado para socializarmos. Eu e mais 7 pessoas da turmo decidimos comer McDonalds (meu primeiro em anos) pedi 2 extra chesse sem carne (€ 1.25 cada) e uma coca cola grande.
PAUSA para a curiosidade do dia, aqui não se pode falar coca, tem que falar cola ou coca cola, porque só coca é cocaína, aí quando pedimos 'me dá uma coca' a pessoa nos olha arregalodo e pergunta 'O QUE?' aí falamos 'não tem coca cola?' aí a pessoa 'a sim, uma COLA' hahahaha.
Comemos e voltamos para tomar banho e trocar de roupa no Hostel porque pretendiamos visitar um bar muito conhecido de lá chamado Piolho. Porém o polones, que foi com a gente, resolveu comprar uma vodca que vende no hostel e brincou com um brasileiro e um dos gringos de virar como se fosse o jogo do copo d'água. Resultado o brasileiro que nem estava hospedado no Hostel vomitou toda a janta dele (que tinha sido macarrão -detalhe desnecessário) na escada que era acarpetada, o polones ficou inconciente e se vomitou todo, o gringo foi o que ficou melhor, vomitou muito também, porém conseguia ir no banheiro para fazer isso. Como o polones não estava reagindo, vomitava sem nem se mexer os enfermeiros da turma (que são dois, uma menina de São José e um da UFU e já etavam prontos pra sair) resolveram dar banho e ver se reanimava o menino, nada dele ficar bem, a enfermeira falava com ele e ele respondia 'fuck you' pra ela e os meninos que a estavam ajudando ficaram com muita raiva dele, aí o funcionário do Hostel ficou com medo e ligou para o hospital que instruiu ele a ligar para os bombeiros. Os bombeiros chegaram e falou que pra levá-lo só se ele tivesse 'convênio' ou o pagamento de € 160.00, o que nínguem tinha na hora, porém acharam nas coisas dele o cartão. O mais engraçado foi que a mulher pediu para que quem fosse acompanhar ele levasse uma troca de roupa limpa, só que o bebum não tinha levado nada além de uma cueca samba canção e uma camiseta, a roupa que ele estava antes tava toda vomitada e foi preciso pedir para lavar nas máquinas do Hostel (que cobrou dele € 8.00 por isso). Foram para o hospital, a menina enfermeira, o gaucho e o colega de quarto do polones (que é da UFU) e se sentiu responsável por ele, porque o polones não conhecia ninguém da turma (e não deu abertura pra isso acontecer, nem tentou causar boa impressão) e não fala portugues e esse menino da UFU sim.
Eu e a Josy quase morremos de preocupação e raiva porque não vimos nada acontecer (estavamos tomando banho na hora do porre) e porque os meninos que foram para o hospital ficava nos dando noticias pelo celular (não sei se já comentei, mas os Erasmus falam e mandam msg de graça entre si, pelo chip que a Uminho deu), aí teve uma hora que o hospital perdeu o polones niguem achava o menino. Até que uma hora descobriram ele deitado em uma maca, medicaram ele e pediram para deixar uma numero de telefonepra na hora que o bonito acordar poder ligar para que alguem fosse busca-lo.
Resumão, somente alguns sairam, eu não fui porque fiquei desanimada além de estar muito cansada. Ligaram  para a enfeira e ela falou para eles colocarem o polones em um taxi e passou o endereço do hostel. Fomos dormir as 3:00hr da manhã e acordamos as 9:30hr para não perder o café da manhã que só ia atá as 10:30hr britanicamente (pois nessa hora veio uma mulher e guardoou tudo).

Domingo, tomados café e com as coisas arrumada, deixamos as mochilas no Hostel e fomos para a praia de Matozinhos, tipo um destrito de Porto, pegamos o métro e chegamos por volta do 12:00 ficamos por lá até umas 3:00. A praia é muito linda, areia fininha e branquinha, porém a água assim como o vento é muito gelado em compensação o sol é muito quente. Se em Braga achava que a Olá (Kibon) dominava, em Matozinhos tive minha confirmação, até a rotatória perto da praia tem um canteiro de flores formando o simbolo da marca. Voltamos para Porto e almoçamos no McDonalds denovo, almoçamos lá mais por falta de opção em  Matozinhos e desejos em Porto, hahahah. Pegamos as coisas e voltamos para 'casa', chegamos as 18:30hr. A noite arrumei minhas coisas, jantei macarrão e tentei conversar com a família pelo Skype, mas me parece que todos tiveram a mesma ideia que eu e foi impossivel conseguir uma conexão estavel, até o telefone estava ruim.
Sobre o incidente do Polones, ele não tocou no assunto durante todo o dia de domingo, achavamos que era porque ele não se lembrava do que tinha acontecido mas depois ele contou para o colega de quarto dele que, o cara do Hostel na hora que ele chegou do hospital explicou tudo que tinha acontecido.

Na segunda o polones postou em grupo de Erasmus no facebook, que queria se desculpar pelo incidente e que estava com vergonha do que aconteceu. 
De manhã tive aula das 10:30hr ao 12:00. Nessa disciplina tem que apresentar um trabalho no final do semestre e como era o o primeiro dia que ia nessa aula me senti perdida, porém como a Josy faz essa matéria e já conhecia o pessoal ela me arranjou um grupo, que não é mesmo que o dela.
Fomos almoçar no shopping e a tarde assistimos Resident Evil: Redenção, pagamos € 4.90 na promoção de segunda (preço normal € 7.00, estudante € 5.20), comprei um combo (aqui chamado de menu) pequeno de pipoca e refri por € 4.95, porém a pipoca pequena é gigante e o refri é de 500ml. Tem pra vender nachos igual do Cinemark, custa € 3.30 e sorvetes da Olá. O filme estava na melhor parte, aí a tela ficou preta as luses acenderam e apareceu na tela, pausa de 7 minutos, ri muito. Conversando com o italiano ele disse que nos cinemas da cidade dele também acontece isso, e que isso é para estimular o consumo durante o filme. O noite tive mais aula, voltei, conversei com minha mãe pelo skype e depois nos reunimos na sacado do outro bloco para fazer planos para o feriado do final da semana, depois de muita discução não ficou resolvido nada, mas para informação o plano era ir para Santiago, Vigo e La Coruña.

Na terça acordei tarde, almocei, fui no supermercado fazer compras e a tarde tentei lavar roupa, porém a lavanderia estava sempre lotada (só tem 2 máquinas de lavar e 1 de secar), deixei a lavação para quarta. A noite fui para a aula e tive apresentação de trabalho, que não participei da reunião (que foi no domingo de manhã) porém falei com as meninas do grupo que não achava certo não ter feito nada e ter meu nome no trabalho, mas elas falaram que não tinha problema e que se nosso grupo fosse escolhido para apresentar eu apresentava uma parte e que ficava bom assim (como elas me mandaram, eu li e imprimi). Não é segredo que eu não gosto de apresentar, porém acho que fiz uma ótima apresentação, acho que se deve ao fato de todos já me olharem tipo, nossssssaa ela pe brasileira e também por não conhecer ninguém que tava ali hahahah.

Fotos

Caminho para a ponte do rio Douro

Existem várias 'ruinas' assim em Porto essa é vista sob a Ponte

Vista da Ponte


 O 'acostamento' de pedestre

Negada descendo uma das ladeiras em obra
Fonte: Facebook da Gabriela Almeida

Mais uma vista da ponte

Vista do rio

Pra que ir em Londres se se pode ir em Porto?

O que não falta em Portugal é gato

Apesar de não ter inseto por aqui, pombo tem de sobra

 Visão panoramica de Porto
(clique para aumentar)

Onde iria ter a apresentação cultural, com direito ao nordestino

Eramus em um monumento

Não lembro o nome desse jardim 

Em frente a livraria do 'Harry Potter', não tirei dentro porque é proibido

McDonalds super fino de Porto, dentro é so requinte e lustres hahaha

Na parede do Hostel, antes de chegar na área de convivio social 

Uma das muitas escadas, que descemos e subimos ao longo do dia

Biscoitos comprados de legitimas escoteiras

Na porta da vinicula

De dentro do bondinho

Vista do bondinho

 Panoramica do bondinho
 (clique para aumentar)

 Por do sol

Estatua na praço do McDonalds

Há várias dessas 'mão' gigantes pela cidade

Praia de Matozinhos


Autor das fotos: Rayanne Barbosa

Mais fotos no facebook: Álbum Porto 2012


Saudades

Um comentário:

  1. Amei, adorei, invejei, fiquei com saudades mais ainda, fico muito feliz em ver o brilho de felicidade em seu olhar, e o seu sorriso, te amo demais, até o fim.

    ResponderExcluir

Comente sempre :)